A génese do Grupo Marques deve tudo ao inconformismo, à ambição e ao irredutível espírito empreendedor de dois jovens. Primitivo Marques e Maria Manuela Marques, jovem casal radicado na área de Lisboa, em início de carreiras e com a família acabada de aumentar, chegam aos Açores trazidos pelos mesmos acasos fortuitos que marcaram os destinos de tantos outros jovens durante incontáveis gerações.
Ele, engenheiro civil de formação e carreira, vem desempenhar funções de responsabilidade numa obra que ainda hoje marca a linha do horizonte da zona costeira de Ponta Delgada. Chegam numa época de grandes transformações e desafios, marcada pela instauração ainda próxima de um poder político regional autónomo e pela esperança posta pelo Povo das Ilhas no novo ciclo de desenvolvimento social e económico.
O Desejo de Vencer, lema que ainda hoje resume a identidade mais profunda do Grupo Marques, nasce da inquietação deste casal e da sua vontade de deixar uma marca pessoal no tempo e lugar que vivem. Abraçam sem reservas a nova identidade açoriana, trocam o conforto e a segurança de uma situação estável pelo prazer de criar algo novo, não consentem que o risco de insucesso abafe a ambição de realizar, escolhem ser protagonistas e não meros espetadores: e assim nasce uma pequena e irreverente empresa de construção, a Marques, Lda, hoje Marques, SA, que se afirma como uma das empresas de referência do seu setor na Região e que vai estar na génese de um dos mais importantes grupos empresariais privados dos Açores – o Grupo Marques.
O rápido sucesso da Marques, Lda apenas contribui para alimentar a ambição e impaciência dos seus fundadores, estimulando-os para novas iniciativas que permitam consolidar os alicerces da obra que sonharam. Revelando uma notável visão estratégica, antecipam corretamente a direção em que evolui o mercado da construção e a natureza dos desafios competitivos que estão para vir, dando início a uma inteligente política de integração vertical, que conduz a investimentos inovadores em setores industriais complementares: indústria extrativa (pedreiras para extração de pedra para britagem e rochas ornamentais), produção de betões e massas asfálticas, estruturas e montagens metálicas, mecânica geral, carpintarias.
Ao contrário de outras experiências malsucedidas, o espírito inconformista e empreendedor que faz parte do código genético do Grupo não travou, antes exigiu, o desenvolvimento de competências e recursos de gestão que assegurassem o desenvolvimento dos negócios num quadro marcado pelo rigor e a responsabilidade.
De um modo autónomo, sem poder beneficiar da experiência e sinergias com um qualquer grupo económico exterior do qual fosse uma espécie de delegação local, o Grupo Marques destacou-se também pelo seu exemplo pioneiro na adoção de estruturas societárias e organizativas ajustadas à natureza diversificada das suas atividades, pela constituição de equipas técnicas e de gestão profissionalizadas, pela conquista das mais exigentes certificações de qualidade, e pela introdução de sistemas de informação, planeamento e controlo que, à época, não tinham paralelo no contexto regional.
….